segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Gardênia (치자) para o danmuji (단무지)

Esse post é para falar sobre uma curiosidade....
..... e para complementar um post mais antigo de uma receita....


Quando eu pesquisei sobre como preparar o danmuji (단무지), o nabo coreano em conserva de cor amarela, eu vi que os coreanos usam o tal do chija (치자), que fui ver que se tratava da flor de gardênia, uma flor de origem asiática, e que, depois de florescer gera um "fruto" amarelo.


Andando em minha universidade (UFMG) percebi umas flores muito cheirosas e que não me eram estranhas. Ai fui perceber que se tratava da gardênia que eu tanto queria quando estava vendo a receita do danmuji.


Os pés de gardênia:



A gardênia:





E o "fruto" que dá depois que a flor seca:



Na verdade era pro fruto ficar gordinho, arredondado, mas como não deve existir o inseto que poliniza a gardênia, não há a fecundação e o fruto não se desenvolve como deveria e fica murchinho. 
Mas ele fica com a cor amarela de qualquer jeito e isso é o que interessa pra gente.


Então resolvi fazer uma colheita nos pés de gardênia da UFMG.







Chegando em casa fui testar.
Coloquei os frutos da gardênia na água e pus a água para ferver.
Deixei ferver por alguns minutos e depois de desligado deixei o fruto na água.


E não é que deu certo??



E quanto mais o fruto ficava na água, 
mais cor amarela ia se soltando do fruto.




...o líquido amarelo que se formou.



Bom, agora resta fazer a receita do danmuji que ensinei em outro post e substituir o corante amarelo pelo ingrediente natural, o fruto da gardênia ou chija.

E para fazer o danmuji com chija, use por volta de 4~5 chijas (frutos) para a mesma quantidade de nabo da receita. Acho que isso é o suficiente.

E o diferencial do chija é que ele, além da cor amarela, dá um toque especial no cheiro do danmuji, pois o fruto tem um cheiro especial, levemente adocicado, e o danmuji feito com chija com certeza fica muito mais saboroso do que o feito com corante justamente por causa do cheiro (não sei se é só cheiro ou se dá algum sabor também, pois às vezes temos a impressão de que algo tem sabor mas na verdade é só cheiro, como é o caso da canela).

Então, se você achar um pé de gardênia na sua cidade e quer fazer danmuji, é só colher os frutos que dão depois que a flor seca.


E agora o resultado parcial do danmuji feito com chija.









Experimente!!








3 comentários:

  1. Muito bom, queria achar Gardenias por aqui tambem...

    ResponderExcluir
  2. Minha gardênia é de flores dobradas, li que são esteréis, sera que elas formam esse fruto só que sem sementes? Sempre arranco quando amarelam, vou deixar para fazer o teste, obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Queria muito saber onde ficam essas plantas no campus da UFMG, para experimentar fazer danmuji tbm. Não encontro chija pra comprar :\

    ResponderExcluir