domingo, 16 de fevereiro de 2014

Cozinhando o arroz asiático



Bom, creio que este post não é muito útil para brasileiros que estão na Coreia e que querem cozinhar comida coreana, afinal lá podemos encontrar facilmente aqueles potinhos de arroz cozido, super práticos, que é só abrir e esquentar no microondas


. Ou então, pra quem mora a mais tempo, provavelmente já possui uma panela elétrica para fazer arroz (mas de qualquer forma, mesmo para quem tem essa panela, eu vou deixar o modo de fazer no final do post.....)


Mas se você está no Brasil e não tem uma panela para cozinhar arroz (como eu) e quer cozinhar arroz asiático, esse post é útil para você :)




Nurungji (누룽지)
Aqui vou mostrar duas maneiras de como cozinhar o arroz (mas são muito parecidas). Em uma delas eu retirei do site (www.maangchi.com) e que deu certo, e que de quebra ainda dá para você fazer 누룽지, que é nada mais nada menos que a casquinha do arroz que sobra no fundo da panela e que torra, e que quando acontece isso aqui no Brasil a gente joga fora, rsrs. Mas a casquinha de arroz asiático é diferente, pois esse arroz é mais "doce" que o nosso arroz, e fica bem gostoso comer a casquinha depois (ainda mais porque ele fica bem grudadinho, e fica parecendo um chips, rsr). Com o nurungji você também pode fazer sopas, mas que particularmente eu não gosto. E de acordo com o site, eles fazem até chá com isso.... fiquei impressionada como eles aproveitam tudo!!



Bom, então vamos cozinhar....

Essa quantidade de arroz serve duas pessoas mais ou menos.


Você vai precisar de:

- 1 copo de arroz cru;

- água.


Modo de preparo:


Coloque o arroz numa vasilha....




.... e lave muito bem o arroz, em água fria, até que a água do arroz fique limpa.




Seque bem o arroz, deixando escorrer toda a água 
(se você tiver aquela vasilha para lavar arroz fica bem mais prático pra lavar, 
mas eu não tenho, então vai na peneira mesmo, rs)



Coloque o arroz na panela....




...e adicione um copo de água na panela.





Tampe a panela e deixe descansar por 30 minutos...





.... passados os 30 minutos, ligue o fogo baixo 
(bom, depende do seu fogão, porque no meu o fogo baixo é meio forte)




Cozinhe por aproximadamente 10 minutos....



...abra a tampa e mexa o arroz....



Cozinhe por volta de 5 a 8 minutos e desligue o fogo. 
Se você quiser fazer a casquinha que citei acima, deixe mais um pouco, por volta de 10 minutos (depois retire o arroz da panela e deixe torrar mais um pouquinho).


Depois de desligar o fogo, tampe a panela e deixe a panela fechada por uns 10 minutos, para terminar o processo de cozimento. Depois disso, está pronto para comer!!

A casquinha:

É só deixar mais um pouquinho na panela, por volta de 10 minutos, até ver que o arroz está começando a dourar. Depois, tire do fogo e desgrude do fundo da panela (é fácil de tirar). 
E pronto!! Coma assim mesmo (parece um chips) ou use para fazer sopa ou chá...
(depois eu vou testar e coloco no blog o resultado)





Algumas observações:

Agora, não cometa o erro de colocar mais água do que o da receita. Se precisar de colocar, caso não cozinhe por completo, coloque bem pouco (meça em colher de sopa). Isso porque se você colocar um pouco mais de água do que é necessário, o arroz fica uma papa. Esse arroz é bem delicado e qualquer coisa ele praticamente derrete, então, faça como está na receita e vai dar tudo certinho....
No final do post tem algumas dicas para o caso de o arroz ficar muito molhado ou muito seco.



Outra receita....

Agora, uma outra receita que vi em um livro é bem parecida, mas como a quantidade de arroz descrita na receita é maior do essa receita, o tempo de cozimento e a quantidade de água mudam um pouco.


Essa receita serve 6 pessoas
(a proporção é sempre: 1 copo serve duas pessoas)


Você vai precisar de:

- 3 copos de arroz asiático;

- Água.


Modo de preparo:

Lave o arroz em água fria. Segue bem e coloque na panela, juntamente com 3 1/4 copos de água, deixando a panela tampada. Assim que começar a ferver, diminua o fogo e deixe ferver por cerca de 20 minutos, até finalizar. Os grãos devem estar grudadinhos e macios. Tire do fogo e deixe a panela tampada por cerca de 10 minutos, para que o vapor continue cozinhando o arroz.

Cada copo de arroz cru rende por volta de 1 1/2 a 1 3/4 copos de arroz cozido.

Obs.: Se o arroz estiver meio cru, adicione algumas colheres de sopa de água, mexa o arroz, tampe a panela e deixe cozinhar por um pouco mais. Se estiver muito molhado, tire a tampa, mexa o arroz e cozinhe com a panela destampada por alguns minutos.

Para fazer o arroz na máquina:

Você coloca na máquina a mesma quantidade de arroz e água que se usa para cozinhar na panela. Então, ligue a máquina e deixe cozinhando. Quando a máquina desligar, deixe o arroz descansar e cozinhar com o vapor por mais 5 a 10 minutos antes de servir.
Simples assim!!
(Eu preciso de uma máquina dessas!!!)



Bom apetite!!

Até a próxima!!

5 comentários:

  1. Uau to amando as dicas, vou tentar fazer aqui em casa *o* kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Menina, você é um anjo! Obrigada pelo passo a passo, estou criando coragem para cozinhar e seu blog é tão maravilhoso que acredito que agora vai! xD

    ResponderExcluir
  3. Tudo de bom! Amei as explicações, agora basta colocar em prática. Certeza que vai dá certo!! Agradecida pelas dicas.

    ResponderExcluir
  4. Não adiciona nenhum tempero, sal, etc? Nem depois do cozimento?

    ResponderExcluir