domingo, 16 de fevereiro de 2014

Cozinhando o arroz asiático



Bom, creio que este post não é muito útil para brasileiros que estão na Coreia e que querem cozinhar comida coreana, afinal lá podemos encontrar facilmente aqueles potinhos de arroz cozido, super práticos, que é só abrir e esquentar no microondas


. Ou então, pra quem mora a mais tempo, provavelmente já possui uma panela elétrica para fazer arroz (mas de qualquer forma, mesmo para quem tem essa panela, eu vou deixar o modo de fazer no final do post.....)


Mas se você está no Brasil e não tem uma panela para cozinhar arroz (como eu) e quer cozinhar arroz asiático, esse post é útil para você :)




Nurungji (누룽지)
Aqui vou mostrar duas maneiras de como cozinhar o arroz (mas são muito parecidas). Em uma delas eu retirei do site (www.maangchi.com) e que deu certo, e que de quebra ainda dá para você fazer 누룽지, que é nada mais nada menos que a casquinha do arroz que sobra no fundo da panela e que torra, e que quando acontece isso aqui no Brasil a gente joga fora, rsrs. Mas a casquinha de arroz asiático é diferente, pois esse arroz é mais "doce" que o nosso arroz, e fica bem gostoso comer a casquinha depois (ainda mais porque ele fica bem grudadinho, e fica parecendo um chips, rsr). Com o nurungji você também pode fazer sopas, mas que particularmente eu não gosto. E de acordo com o site, eles fazem até chá com isso.... fiquei impressionada como eles aproveitam tudo!!



Bom, então vamos cozinhar....

Essa quantidade de arroz serve duas pessoas mais ou menos.


Você vai precisar de:

- 1 copo de arroz cru;

- água.


Modo de preparo:


Coloque o arroz numa vasilha....




.... e lave muito bem o arroz, em água fria, até que a água do arroz fique limpa.




Seque bem o arroz, deixando escorrer toda a água 
(se você tiver aquela vasilha para lavar arroz fica bem mais prático pra lavar, 
mas eu não tenho, então vai na peneira mesmo, rs)



Coloque o arroz na panela....




...e adicione um copo de água na panela.





Tampe a panela e deixe descansar por 30 minutos...





.... passados os 30 minutos, ligue o fogo baixo 
(bom, depende do seu fogão, porque no meu o fogo baixo é meio forte)




Cozinhe por aproximadamente 10 minutos....



...abra a tampa e mexa o arroz....



Cozinhe por volta de 5 a 8 minutos e desligue o fogo. 
Se você quiser fazer a casquinha que citei acima, deixe mais um pouco, por volta de 10 minutos (depois retire o arroz da panela e deixe torrar mais um pouquinho).


Depois de desligar o fogo, tampe a panela e deixe a panela fechada por uns 10 minutos, para terminar o processo de cozimento. Depois disso, está pronto para comer!!

A casquinha:

É só deixar mais um pouquinho na panela, por volta de 10 minutos, até ver que o arroz está começando a dourar. Depois, tire do fogo e desgrude do fundo da panela (é fácil de tirar). 
E pronto!! Coma assim mesmo (parece um chips) ou use para fazer sopa ou chá...
(depois eu vou testar e coloco no blog o resultado)





Algumas observações:

Agora, não cometa o erro de colocar mais água do que o da receita. Se precisar de colocar, caso não cozinhe por completo, coloque bem pouco (meça em colher de sopa). Isso porque se você colocar um pouco mais de água do que é necessário, o arroz fica uma papa. Esse arroz é bem delicado e qualquer coisa ele praticamente derrete, então, faça como está na receita e vai dar tudo certinho....
No final do post tem algumas dicas para o caso de o arroz ficar muito molhado ou muito seco.



Outra receita....

Agora, uma outra receita que vi em um livro é bem parecida, mas como a quantidade de arroz descrita na receita é maior do essa receita, o tempo de cozimento e a quantidade de água mudam um pouco.


Essa receita serve 6 pessoas
(a proporção é sempre: 1 copo serve duas pessoas)


Você vai precisar de:

- 3 copos de arroz asiático;

- Água.


Modo de preparo:

Lave o arroz em água fria. Segue bem e coloque na panela, juntamente com 3 1/4 copos de água, deixando a panela tampada. Assim que começar a ferver, diminua o fogo e deixe ferver por cerca de 20 minutos, até finalizar. Os grãos devem estar grudadinhos e macios. Tire do fogo e deixe a panela tampada por cerca de 10 minutos, para que o vapor continue cozinhando o arroz.

Cada copo de arroz cru rende por volta de 1 1/2 a 1 3/4 copos de arroz cozido.

Obs.: Se o arroz estiver meio cru, adicione algumas colheres de sopa de água, mexa o arroz, tampe a panela e deixe cozinhar por um pouco mais. Se estiver muito molhado, tire a tampa, mexa o arroz e cozinhe com a panela destampada por alguns minutos.

Para fazer o arroz na máquina:

Você coloca na máquina a mesma quantidade de arroz e água que se usa para cozinhar na panela. Então, ligue a máquina e deixe cozinhando. Quando a máquina desligar, deixe o arroz descansar e cozinhar com o vapor por mais 5 a 10 minutos antes de servir.
Simples assim!!
(Eu preciso de uma máquina dessas!!!)



Bom apetite!!

Até a próxima!!

3 comentários:

  1. Uau to amando as dicas, vou tentar fazer aqui em casa *o* kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Menina, você é um anjo! Obrigada pelo passo a passo, estou criando coragem para cozinhar e seu blog é tão maravilhoso que acredito que agora vai! xD

    ResponderExcluir