terça-feira, 25 de novembro de 2014

Bossam (보쌈)

Neste post vou ensinar a fazer o bossam, um prato coreano feito de carne de porco cozida, e servida com outros pratos de acompanhamento, e consumida com alface ou acelga, usando essas folhas para fazer um embrulhadinho de carne e complementos.

Uma observação quanto à receita. Os coreanos parece adorar uma carne de porco gordurosa, pois a maioria dos pratos feitos com carne de porco sempre tem uma boa camada de gordura. Na receita original eles fazem com a barriga do porco se não me engano, mas essa parte da carne é muito gordurosa. Mas se você gosta de gordura e quer fazer como a receita original, use essa carne. Mas se não, use o lombo, uma parte do porco que é mais magra. O prato fica uma delícia e a carne não fica ressecada. Então, se quiser fazer algo mais light pode usar o lombo.

Num futuro breve vou postar a receita de algum prato de acompanhamento que costuma ser servido junto com o bossam. Normalmente é o kimchi de nabo, que é preparado no dia.

Bom, vamos aos ingredientes.


Essa receita serve, com complementos, de 2 a 3 pessoas


INGREDIENTES:

- 500g de carne de porco 
(como eu disse antes, use barriga de porco para a receita original ou se quiser uma receita mais magra, use lombo);


- 5~6 dentes de alho grandes 
(se os dentes de alho estiverem menores, use maior quantidade);

- 1 pedaço de gengibre, do tamanho de um dente de alho;

- 1 cebola média;

- alguns talos de cebolinha 
(a parte branca - na verdade eles usam a parte branca de uma cebolinha gigante que existe na Coreia, mas que é diferente do alho poró nosso e até hoje não encontrei um equivalente aqui no Brasil e por isso eu uso os talinhos mais brancos que vem na cebolinha comum daqui);

 - 2~3 folhas de louro;

- pimenta do reino em semente à gosto (6~10 sementes);

- 3~4 cravos;

3 colheres (de sopa) de mirin, o saquê culinário ou soju;

- 1 colher (de sopa) cheia de doenjang;



Opcional:

- 1 colher (de sopa) de açúcar;

1 colher (de sopa) de pó de café (colocado num sachê);



Agora vamos ao preparo.



Prepare a carne: pegue a carne de porco e corte em pedaços grandes, como em tiras largas, da largura de uma baguete (pense que depois você tem que picar essa tira larga em tirinhas finas).



Agora separe os ingredientes para o tempero da carne:

O alho descascado, os talos de cebolinha, a cebola, o gengibre (não está na foto), a pimenta do reino, a folha de louro e o cravo.



Coloque tudo numa panela grande e adicione água, de forma que a quantidade possa cobrir a carne que será colocada na panela.




Adicione os outros ingredientes....

O mirin...





....três colheres de mirin ou soju...





.....e o doenjang.




Leve ao fogo.





Assim que começar a ferver....




...adicione a carne ao caldo.





Deixe a carne cozinhar por volta de 40~50 minutos.





Até ficar cozida, assim:






Retire a carne da panela e coloque em uma tábua.




Pique a carne em tiras finas e coloque num prato, para servir.





Você pode colocar no mesmo prato outros complementos, como a folha de alface pra fazer as trouxinhas, o kimchi de nabo (que ensinarei em breve), ou outro complemento de sua preferência (eles usam também ostras, alho cru, pimenta e pimentão in natura, etc)




Esse prato não precisa ser servido quente.





O bossam é normalmente consumido em bares noturnos, 
acompanhado do consumo de bebida alcoólica.




Experimente! 



Bom apetite!!

맛있게 드세요!





2 comentários:

  1. Eu imagino que esteja gostosa, mas não parece muita apetitosa. Comida precisa ter uma corzinha atraente! De qualquer jeito, em breve vou fazer essa receita e, posteriormente, vou tentar deixá-la mais colorida. o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a cor da carne não é muito atraente, mas é por isso que eles sempre colocam muita variedade e cor nos pratos de acompanhamento (banchan). No caso do bossam, ele é servido com kimchi feito na hora, que é bem vermelho, alface, e outros temperos também de cor, que deixam o prato mais atraente, num todo ^^

      Excluir